Sebrae monta guia aos candidatos às Prefeituras para promoção do empreendedorismo

Sebrae monta guia aos candidatos às Prefeituras para promoção do empreendedorismo

Neste ano, estima-se que a crise sem precedentes, causada pelo avanço da pandemia do coronavírus, deve impulsionar o número de pessoas que vão buscar o empreendedorismo com uma alternativa de renda. O Brasil deve atingir o maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos, com aproximadamente um quarto da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio ou com um negócio de até 3,5 anos de atividade. Os dados fazem parte da análise da série histórica da Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada no Brasil com o apoio do Sebrae, desde 2000.

Nesse contexto, o empreendedorismo tem um papel fundamental na inclusão social e produtiva da sociedade brasileira, ao permitir que pessoas em situação de vulnerabilidade se tornem agentes de sua própria transformação e busquem alternativas de renda e sustento por meio de um negócio. Mas para isso aconteça, é preciso um esforço do poder público para promover o acolhimento e capacitação, de modo atender aqueles que mais precisam. O Sebrae orienta que os futuros gestores municipais e integrantes do legislativo local apoiem a inclusão produtiva através da valorização e fortalecimento dos pequenos negócios, que contribuem para a distribuição de renda, redução da informalidade e o fortalecimento da economia.

Para ajudar as gestões municipais na inclusão produtiva, o Sebrae lançou o documento Guia do Candidato Empreendedor, com o apoio  Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), do Instituto Rui Barbosa, com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.

O guia indica um conjunto de ações que podem ser desenvolvidas no município para fortalecer os pequenos negócios, que são considerados o principal motor da economia brasileira, sendo responsáveis por mais da metade (54%) de todos os empregos com carteira assinada criados no país. Para conhecer o Guia na íntegra e as iniciativas do Sebrae  que contribuem para a transformação dos municípios, basta acessar o endereço eletrônico: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/parceirodomunicipio

“O Brasil é o quarto país mais empreendedor do mundo e em momentos de crise a sua vocação empreendedora se torna ainda mais evidente. O Sebrae se coloca ao lado das gestões municipais para abrir as portas da formalização e do empreendedorismo para milhares de brasileiros impactados pela pandemia. Neste momento de retomada da economia, os empreendedores autônomos precisam, mais do que nunca, do apoio para inclusão no mercado de trabalho de forma qualificada”, destacou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *