Sérgio Leocádio afirma que há possibilidade de viabilizar metrô em Natal

Sérgio Leocádio  afirma que há  possibilidade de  viabilizar metrô em Natal

O candidato Delegado Sérgio Leocádio, do PSL, afirma que vai usar o que ele cita como prestígio da direita junto ao presidente Jair Bolsonaro para conseguir os recursos suficientes, junto ao governo federal, para instalar o metrô em Natal. “Bolsonaro tá investindo na pandemia com um candidato de Ciro Gomes que é prefeito de Natal, imagina com um candidato de direita. Vou usar o prestigio de direita para realizar meu sonho que é o metrô em Natal”, disse Sérgio Leocádio, ao conceder entrevista à rádio Jovem Pan News Natal. 

O senhor tem como marca principal de campanha a segurança pública. O plano de governo defende o fortalecimento da Guarda Municipal de Natal. Queria que o senhor falasse como vai ser essa atuação da Guarda Municipal e fizesse uma avaliação do trabalho que desenvolveu à frente da secretaria de Segurança do Município. 

Segurança pública não se faz mais com polícia. Nós precisamos ter a Prefeitura de Natal no bairros, ocupando os nossos jovens. Precisamos ter casa de apoio e de recuperação para drogados e, na Guarda Municipal especificamente, vamos gradativamente fazer com que deixe de ser uma guarda patrimonial e colocar a Guarda Municipal nas ruas de Natal, com muita tecnologia, com software de gerenciamento, câmeras de segurança. Nós vamos transformar o foco das câmeras de trânsito hoje já existentes em câmeras de segurança. Enfim, Natal vai ter segurança, sim. Agora é o delegado.


O senhor já ocupou o cargo de secretario do município e a gente sabe das limitações que um município tem para nesta área. Mas como foi feito, o que deixou de ser feito e o que acredita que pode fazer diferente? 

Você tá me dando uma chance de falar uma coisa que eu não falei para ninguém. Primeiro, eu recebi o convite de Paulinho Freire, não de Micarla, para criar a Secretaria de Segurança Pública do município. Passei um ano e quatro meses, um ano e nove meses… Não sei bem. E entreguei o cargo. Entreguei o cargo num momento no qual todos queriam ser secretários, porque eu não concordava com a forma de administração da prefeita. Mas mesmo assim, criei a secretaria…


Como é que foi esse processo de saída da equipe da prefeita Micarla de Souza?

No meu caso específico foi a falta de prioridade com a pasta de segurança. E eu não fico num lugar onde eu não tenha foco. Então entreguei o cargo, mas mesmo assim, treinei toda a Guarda Municipal, introduzi o armamento não letal para a guarda. Criei o Gabinete de Gestão Integrada do município. Deixei Natal com 32 câmeras de segurança e implantei, como eu falei, a coisa mais importante, que foi o armamento não letal para a Guarda Municipal. E coloquei a Guarda Municipal nas ruas, nas praias, especificamente na Praia de Ponta Negra, Praia dos Artistas, Forte e Redinha.


O senhor define critérios técnicos para o preenchimento de cargos comissionados em todos os níveis. Eleito prefeito de Natal quais serão esses critérios que o senhor vai adotar para montar sua equipe?

Eu passei esse período na prefeitura e só para você ter uma ideia eu fui um secretário que indiquei apenas o meu chefe de gabinete. Cheguei para montar uma secretaria que todos os cargos já estavam preenchidos e todos por critérios políticos. Isso é uma tradição dessa cidade e é um dos problemas que deixam Natal nesse atraso. Quando eu falo que sou o candidato que vou combater a corrupção e vou começar a combatendo a corrupção quebrando esse paradigma. A partir de janeiro, você pega teu currículo, deixa lá na prefeitura, que todos os cargos comissionados da prefeitura serão preenchidos e avaliados por critérios técnicos. 


Candidato o senhor também tem no seu plano de governo fazer a digitalização, dar mais celeridade aos processos através da internet. Como o senhor pretende fazer isso, com relação a gastos, e também o senhor não acredita que por parte da população ainda não ter acesso a internet, algumas pessoas podem ficar excluídas desses processos que são necessários na tramitação dentro da prefeitura?

Eu sou de um partido de direita, o PSL é um partido liberal, mas de uma direita racional, e nós precisamos entender que hoje você precisa ter menos prefeitura e mais Natal. A prefeitura tem que ser um facilitador. Você não tem ideia como é difícil tirar, por exemplo, um alvará de funcionamento até de um pequeno negócio. Então nós vamos sim, nós vamos implementar softwares de gerenciamento e vamos acelerar o crescimento de Natal onde a prefeitura será um facilitador. 


O senhor falou sobre transporte público, e um entrave muito grande que o próximo prefeito terá é com relação a licitação dos transportes públicos. O que o senhor pensa com relação aos transportes e como o senhor pretende fazer, se pretende fazer, a licitação andar?

Bom, primeiro eu tenho coragem para fazer a licitação. Acho que falta coragem, falta determinação, a gente precisa abrir essa caixa preta. Quando eu falo que cheguei para combater a corrupção não estou brincando, são mais de 30 anos como delegado de polícia, e vou fazer sim a licitação, doa a quem doer. Eu hoje, já há alguns anos, milito na iniciativa privada, empresa que dá prejuízo ela fecha e não tem uma empresa de ônibus fechando aqui em Natal. O que a gente vê é uma tarifa alta, o que a gente vê são ônibus que são uma verdadeira sucata, que não rodam mais em Recife, por exemplo, e estão vindo pra cá, e a população completamente desassistida. Falta um prefeito que tenha coragem e que combata a corrupção.


Falando em transporte, como é que o senhor avalia a proposta de tarifa zero apresentada por um dos seus adversários?

É muito complicado. Eu tô tentando levar uma campanha sem criticar muita gente, sabe, mas é utopia. Isso é utopia, não existe. Não existe a menor possibilidade, a gente precisa levar a sério uma eleição… da mesma forma que eu condeno usar a pandemia para ganhar eleição, eu condeno o PT, aliás o PT pra mim é abominável, e essa história do PT querer iludir mais uma vez as pessoas… vou falar uma coisa pra você, mentira faz parte de corrupção. O delegado chegou para combater a corrupção. Mentira zero na prefeitura de Natal.


Com relação a política aqui em Natal, muitos candidatos estão ligados a imagem do presidente Jair Bolsonaro. O senhor acredita que o senhor é realmente o candidato de Bolsonaro aqui no RN?

Absolutamente. Eu acho que todos os candidatos de direita podem se rotular como candidatos do Bolsonaro, porque o Bolsonaro é de direita, menos Álvaro Dias tá. Não adianta ele querer colar em Rogério Marinho, em Fábio Farias, porque ele é de esquerda, eleito por Ciro Gomes, por Lula e por Dilma. Mas quem for de direita é legitimo sim. Eu sou eleitor e admirador do presidente Jair Bolsonaro, mas respeito todos os outros candidatos de direita que pensam assim. 


O senhor acredita que sendo prefeito e Jair Bolsonaro presidente, você pode ter alguma vantagem na administração de Natal?

Claro, isso é um fato. Bolsonaro está investindo na pandemia com um candidato de Ciro Gomes que é prefeito de Natal, imagina com um candidato de direita. Vou usar o prestigio de direita para realizar meu sonho que é o metrô Natal. 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *